Saturday, January 28, 2006

Dignifique-se o uso da Bandeira de Portugal!


Há dias fui surpreendido pelo facto de a bandeira nacional portuguesa que se vê na fotografia se apresentar em estado de novo, parece que comprada e "hasteada" nestes últimos dias. A que propósito, pergunto eu?
O local não é difícil de identificar para quem conhecer Leiria, particularmente a zona histórica da cidade, como eu conheço. Está-se mesmo a ver que se trata do Largo Paio Guterres, vulgarmente conhecido pelo Largo do Gato Preto porque lá existe, uma casa transformada em pensão, há muitos anos, mais de cinquenta, pela certa, com a figura dum gato preto na fachada, em segundo plano alguns pormenores da cruz e do telhado da Igreja da Misericórdia.
Como se sabe, aquando do último Europeu de Futebol Sénior, realizado em Portugal em 2004, após algumas intervenções empolgantes na Televisão, quer por parte dum conhecido comentador, o prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, quer do seleccionador nacional Filipe Scolari quer do próprio Presidente da República Jorge Sampaio, os Portugueses decidiram-se entusiasmados pela colocação de bandeiras nacionais dos mais variados tamanhos e nas mais acrobáticas posições em locais alguns os mais incríveis, no cimo de gruas altíssimas, em cima de árvores, nas janelas e varandas das casas de habitação, presas a paus de bandeira imprevistíssimos, amarrados com arames e cordéis. Dado o grande entusiasmo que nos contagiou a todos pelo facto de termos em nossa casa uma competição da envergadura dum Campeonato Europeu, inclusivamente tivemos ocasião de assistir a dois jogos internacionais e convivemos durante alguns dias com o espectacular colorido dos apoiantes das selecções dos quatro países que jogaram no novo e espampanante Estádio Dr. Magalhães Pessoa, não seria de espantar tamanha adesão.
Até aqui tudo certo. A questão é que, umas vezes por nítido desleixo, outras por prováveis exageros de entusiasmo, as bandeiras foram deixadas até hoje, já lá vai mais de um ano, quase dois, completamente ao abandono, quantas se transformaram já em autênticos farrapos, dessa forma a desabonarem à necessidade cada vez mais premente que os Portugueses sentem de se animarem face à persistente situação de crise económica e social em que temos vivido nos últimos anos.
Não seria tempo de retirarmos essas bandeiras guardando-as a bom recato para novas e desejadas ocasiões em que possamos vir a ter motivos excepcionais de manifestar a nossa alegria e sentimentos nacionalistas de que nos possamos orgulhar?
Penso que o símbolo da Pátria Portuguesa tem que ser tratado com a dignidade que lhe é devida. Passado o período excepcional que se viveu e que terá justificado aquelas manifestações de regozijo nacionalista, é chegada a altura de as próprias autoridades administrativas imporem alguma ordem nesta bandalheira que é pendurar a Bandeira de Portugal sem qualquer dignidade em tudo quanto é sítio.
Não é da ordem que o nosso símbolo nacional seja usado de acordo com normas que constam inclusivamente do nosso ordenamento jurídico/constitucional?
Ao menos, haja respeito pelos símbolos de Portugal!

No comments: