Sunday, March 19, 2006

AIALL – Artes e Letras em plena conjugação


Dia 15 de Março de 2006

Instalações da “Lizquadro” em Leiria. Reunião à noite para se fazer o ponto da situação do processo de constituição da
AIALL–
Associação Internacional de Artes e Letras de Leiria.
Parece que, finalmente, após vários anos de esforços dos artistas plásticos, numa primeira fase, e designadamente, Salanga e Marcelo, que intentaram em 1998 a constituição da que pretendiam designar “Associação dos Artistas Iludidos”, vai se formalizada por escritura pública a AIALL. Ficarão à frente dos destinos desta novel Associação, Adélio Amaro, como Presidente da Direcção, Salanga (de costas) e outros.
Dentre os sócios fundadores presentes nesta reunião encontravam-se: os já referidos, Adélio, Salanga e Marcelo, JoMalveira (o do boné e blusão azul),Torcato, João António (velho amigo, o de chapéu, em primeiro plano – foi meu aluno na Escola Industrial e Comercial de Leiria, anos 60, a atravessar uma fase difícil mas transponível da sua vida em termos de saúde, força João!), Sérgio Vieira, António Nunes (este que vos está a escrever) e outros, que, peço imensa desculpa, mas não tenho os nomes presentes… ah, Bela Caires, escritora, por exemplo…Hilário e a sua Voz jovem, irrequieta, à procura do seu lugar, fazendo questão de se acompanhandor com a sua própria guitarra!...
(A despeito dos estilos musicais não serem comparáveis, ocorre-me recordar, também porque se chamava Hilário e porque nasceu em Viseu, o nome duma figura mítica do Fado de Coimbra, romântico, nostálgico..."O Hilário quando cantava/Alta noite no choupal/Toda a tricana escutava/A sua voz de cristal/..." foram muitas as ocasiões na minha já longa vida em que trauteei este "fado Hilário"... Augusto Hilário (1864-1896) foi um ilustre académico de Coimbra, não porque tenha sequer acabado o curso de Medicina em que se inscreveu mas sim porque na vida boémia que levou acabou por se celebrizar como um exímio fadista).
Adélio Amaro acompanhado por Salanga, introduziram alguns tópicos bastante interessantes do que virá a constituir o primeiro Plano de Actividades da AIALL. Sinteticamente:
II encontro de poetas do Distrito de Leiria, organização da C.M. da Batalha; Feira das Artes na Praça Rodrigues Lobo, Leiria, de 8 a 18 de Junho, apoio e patrocínio da Câmara Municipal de Leiria, com animação musical a cargo de artistas da AIALL e outros.

No comments: