Sunday, February 19, 2006

Uma planta carnívora, ao Vivo, Matando...




Ao vivo, matando…

Há momentos, 11h30, Domingo, junto a uma janela virada para Norte, ambiente climático do interior duma casa, na zona dos Lourais (Barreira-Leiria), uma cena fantástica proporcionada por uma planta carnívora (ainda não consegui saber o seu nome mas vou investigar…pode ser até que algum dos leitores deste blog me possa dar uma ajudinha…).


A fotografia mostra precisamente o momento após a captura duma mosca varejeira pela planta carnívora, utilizando, para o efeito, a sua folha dupla, tipo tenazes.
Aprecie-se a proporção do tamanho da mosca em relação à folha mortífera da planta! São praticamente do mesmo tamanho. Imagine-se a velocidade, técnica e meios químicos e mecânicos de que a planta se serve para levar a melhor sobre uma mosca daquele tamanho, em pleno voo!

A. Nunes

4 comments:

M@rKuZ said...

Apenas queria dizer que só uma pequena parte dos Lourais pertence à Barreira. Na sua maioria pertence às Cortes!
É só uma curiosidade...

Bruno said...

Boas,

Essa planta é uma Dionaea Muscipula, mais conhecida como Venus Flytrap.

Tenho algumas, mas infelizmente nunca presenciei o momento em que ela captura uma presa. O melhor que consegui fazer foi ser eu próprio a apanhar uma mosca e alimentar a planta, mas isso é batota ;)

Pedro Cunha said...

onde posso comprar uma????????

Will said...

minha dionea tbm capturou uma varejeira, a uns 3 dias á tras.
mais nao sei por cargas d'água a folha q a capturou, está ficando com uma coloração preta na região onde a mosca está. será que a mosca é venenoza e produz uma toxina que pode fazer isso na planta ?