Sunday, April 09, 2006

Hoje, Domingo, em LEIRIA

Desde cerca do meio-dia que tem chovido a cântaros. São duas horas. Os pombos e as pombas abrigaram-se por cima da porta principal da Sé de Leiria e noutros locais da zona.
Será que já temos em curso algum controlo sanitário rigoroso, quanto mais não seja para nos precavermos contra uma eventual pandemia da gripe das aves? Para quando uma actuação mais intensiva na actividade destas aves incluindo a forma desorganizada como se está a permitir que qualquer pessoa se auto-encarregue da sua alimentação contribuindo para a sua multiplicação anormal?


É urgente que se dê a devida publicidade de qual o projecto Polis para a requalificação do Jardim Luis de Camões. As pessoas queixam-se que desconhecem o que se pretende com as actuais obras em curso e sentem-se desanimadas com o permanente estado de sítio em que a cidade de Leiria se tem transformado nos últimos anos. De facto, o centro da cidade tem andado num permanente reboliço há já demasiados anos...

Não há dúvida que uma cidade (no mínimo o seu núcleo central e caracterizador) deve ser organizado tendo em conta que deve contribuir para o bom equlíbrio e sanidade psíquica e mental do homem e não para os carros. A este propósito o "Região de Leiria" publicou na sua edição da semana passada um notável artigo de opinião do Dr. Henrique Pinto cujo conteúdo deve merecer uma séria reflexão de quem pode e deve decidir das formas mais coerentes no sentido de povoar as cidades de vida e de pessoas e não de viaturas motorizadas e poluentes que tendem a transformar a vida do homem num inferno.

Sem dúvida que se pode e deve transformar a zona histórica de Leiria num Grande Centro Comercial. Doutra forma perdemos essa zona para a vida. Não poderá ser esse o fim da zona histórica do centro da cidade de Leiria.

---

Veja-se uma reportagem sobre alguns aspectos da manhã deste mesmo dia na cidade de Leiria em:

http://dispersamente.blogspot.com/2006/04/cidade-de-leiria-hoje-domingo.html

asn

No comments: